A condução sobre areia é uma prática extremamente divertida, mas que envolve alguns riscos, entre os quais, e em paricular, a forte probabilidade da viatura se atascar.
Existem, no entanto, diversas técnicas que permitem minimizar estas dificuldades.
Assim, antes de iniciar a travessia de uma zona arenosa, convém conhecer o tipo de areia que compõe o trilho. Se a areia for dura e firme, não deverá representar qualquer risco para um TT. Se, pelo contrário, a areia se apresentar solta e fluida, as probabilidades do 4x4 se atascar aumentam substancialmente. Normalmente, a areia encontra-se mais compacta no Inverno do que no Verão.
Em qualquer caso, tenha sempre em conta os seguintes aspectos:
1. Baixar a pressão dos pneus permite uma maior tracção, uma vez que a superfície que se encontra em contacto com o solo aumenta. Quando baixar a pressão, deve ter em atenção o tipo de pneus do seu veículo. Nos pneus com câmara a pressão pode ser reduzida até 70%. Nos pneus sem câmara não deve reduzir mais que 30%.
2. Manter uma velocidade estável é o melhor meio para evitar um atascamento da viatura. Assim, devem evitar-se mudanças bruscas de velocidade e travagens rápidas. Se perder balanço procure não acelerar excessivamente, pois só fará com que as rodas patinem ainda mais. As curvas devem fazer-se suavemente.
3. Sempre que pretender parar o veículo, procure um local plano ou com o TT voltado para uma encosta.
4. O veículo deve avançar sempre com as rodas fora dos sulcos provocados por outras viaturas.
5. Se a viatura se atascar é contraproducente acelerar mais, pois muito dificilmente o veículo se libertará por si próprio. Retire a areia da frente das rodas e coloque pranchas, galhos ou tapetes debaixo dos pneus. Arranque acelerando apenas o suficiente para o veículo se desatascar. |