|
A condução sobre gelo e neve é uma das melhores experiências no Todo-o-Terreno. Neste domínio, deve ter em conta as seguintes normas de segurança:
1. É conveniente baixar a pressão dos pneus, de forma a aumentar a aderência do veículo ao terreno escorregadio. Ramos ou mesmo os próprios tapetes do veículo podem ser usados para facilitar o andamento em caso de dificuldade.
2. Circular por fora de sulcos já existentes.
3. Não acelerar demasiado, nem fazer uso dos travões com muita frequência. Para evitar que o veículo patine é preferível travar com o motor.
4. Quando se atingem determinadas temperaturas, em especial com a chegada da noite, a neve assume uma maior consistência, tornando imprescindível a utilização decorrentes nos pneus.
5. Em certas ocasiões, quando a quantidade de neve supera os 30 cm, a progressão torna-se mais difícil. Nestes casos a marcha deve ser gradual, recuando e empurrando a neve, abrindo caminho aos poucos.
6. As curvas devem ser feitas da forma mais suave possível.
7. A condução sobre neve deve ser praticada sempre na companhia de outro 4x4, para que, em caso de imobilização de um dos veículos, o segundo funcione como apoio. Por outro lado, é necessário manter sempre o depósito atestado para que, em caso de necessidade, conservar o motor em marcha e o aquecimento ligado.
|